O director da empresa de turismo Eco Tur, Paul Wesson, ofereceu duas coleiras GPS para serem utilizadas na próxima operação de marcação e capturas marcada para Julho de 2019 na Reserva Natural Integral do Luando. Esta oferta ocorreu durante Workshop de Balanço do Programa de Protecção e Conservação da Palanca Negra Gigante realizado no passado dia 11 de Abril de 2019 em Luanda. As coleiras são importantes instrumentos de acompanhamento e monitorização das palancas negras gigantes e fornecem dados da localização dos animais, permitindo assim estudar seu comportamento e as suas ameaças.
Notícias
A Fundação Kissama apresentou no dia 10 de Abril de 2019, no Palácio da Justiça em Luanda, uma comunicação sobre os crimes ambientais enquadrada na comemoração dos 40 anos da Procuradoria Geral da República. Durante a sua intervenção, Vladimir Russo falou sobre os avanços da legislação ambiental Angolana na área dos crimes ambientais, ressaltando a importância da tipificação dos crimes ambientais que consta do novo Código Penal. Indicou ainda que apesar de existir legislação que puna os agressores dos crimes contra a biodiversidade os mecanismos judiciais ainda não estão devidamente preparados para julgar este tipo de casos, havendo por isso a necessidade da realização de acções formação de procuradores e juízes em matéria de crimes ambientais.
A Fundação Kissama em 2019 vai trabalhar num projecto sobre os elefantes da floresta. O trabalho vai incluir inquéritos, o uso de câmaras armadilhas e obtenção de evidências de animais. De 11 a 15 de Fevereiro de 2019 foi feito um levantamento de campo e aplicação de questionários nos municípios de Pango Aluquém, Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo na província do Bengo.
Workshop para o balanço das actividades realizadas em 2018 (com destaque para a elaboração do Plano de Gestão da Cangandala e as acções de combate à caça furtiva) e apresentação o Plano de Acção para 2019 (com ênfase para a campanha de marcação e capturas, investigação científica e santuário turístico).
O livro “Aura, a andua exploradora” foi lançado na terra que inspirou a sua escrita! Aldeia da Kumbira, no Kwanza Sul.
Contámos a estória da Aura e conversámos com os alunos das escolas Kumbira I e do Engelo sobre a importância da mágica floresta.
Agradecemos especialmente à direcção da Escola por nos receberem. Nesta aldeia decorre desde 2014 o projecto de conservação da floresta da Kumbira, e a entrega deste livro às crianças foi uma conquista deste trabalho!
Mais artigos...
Pág. 1 de 2