PROGRAMA EDUCAR PARA RECICLAR
Este programa de âmbito nacional visa realizar de intervenções junto das escolas do ensino geral, com o intuito de promover mudanças nas comunidades. É uma parceria entre a Agência Nacional de Resíduos e a Fundação Kissama com o patrocínio da ExxonMobil Angola.
Este projecto foi lançado oficialmente na Escola 9037 em Luanda, onde foram apresentadas 3 oficinas, nomeadamente a) valorização de óleo de cozinha usado para produção de sabão, b) utilização de tecidos de roupas usadas para produção de vasos e c) valorização de pneus para a produção de mobiliário artesanal.
OBJECTIVOS DO PROJECTO
O objectivo principal deste projecto é desenvolver o conhecimento dos estudantes, habilidades e atitudes para gerar o efeito multiplicador do conhecimento nas comunidades e preservar o ambiente. Pretende igualmente fomentar acções de comunicação, mobilização e sensibilização nas escolas em matéria de gestão adequada de resíduos e sensibilizar a população académica sobre boas práticas de higiene e saneamento.
ESTADO ACTUAL DO PROJECTO
Actualmente o Projecto está na fase da formação dos professores da escola e do monitoramento das instaladas.
RESULTADOS
- Mais de 200 alunos e 20 professores sensibilizados sobre a gestão adequada de resíduos.
- Foram implementadas e têm sido monitoradas 3 oficinas de artesanato através de material reciclado.
- Mais de 10 professores actualmente estão a ser formados em matérias de gestão e reciclagem de resíduos sólidos.
Actividades Futuras
Actualmente está a preparar-se a implementação do projecto em outras províncias de Angola. Está prevista continuidade das acções de intervenção para as demais escolas da cidade capital. Namibe é a segunda província indicada para receber este programa.