PROGRAMA DE ESTÁGIO EM BIODIVERSIDADE PARA FUTUROS JOVENS PESQUISADORES E GESTORES DE PROJECTOS
A Fundação Kissama possui um Programa de Estágio em Biodiversidade para Futuros Jovens Pesquisadores e Gestores de Projectos, fruto da parceria existente entre a Fundação Kissama e a Wild Bird Trust por intermédio do Projecto de Vida Selvagem do Okavango (Okavango Wilderness Project) que é financiado pela National Geographic Society. Este Programa começou em 2018 e já vai na sua sexta edição sendo que a próxima terá início em Novembro de 2023.
OBJECTIVOS DO PROJECTO
O principal objectivo deste programa é proporcionar oportunidades de formação a seis jovens angolanos ligados a área de biodiversidade, recentemente formados (estagiários) em vários tópicos, com vista a desenvolver as suas capacidades e competências para a conservação e gestão da biodiversidade.
O objectivo secundário desta fase do programa de estágio é pôr em prática as competências que foram trabalhadas na primeira fase de modos a que se alcancem as metas anteriormente preconizadas e sejam desenvolvidos projectos que evidenciem a necessidade de preservação da biodiversidade.
Este programa proporcionará uma oportunidade para os estagiários se encontrarem e trabalharem em colaboração com outros cientistas que compartilham interesses similares de biodiversidade em Angola e na região (quando possível).
PRINCIPAIS RESULTADOS
• Foram realizados 6 programas de estágio.
• 27 alunos frequentaram com sucesso o programa.
• Os estagiários são provenientes de cinco províncias: Luanda, Huambo, Huíla, Cabinda e Namibe.
• 70% dos estagiários já estão empregados, concluíram os estudos universitários ou melhoraram as suas condições de trabalho.
• O trabalho de campo no âmbito do programa de estágio abrangeu 13 das 18 províncias (o último abrangeu Luanda, Namibe, Cuanza-Norte, Benguela, Cabinda, Huambo e Moxico)
ACTIVIDADES FUTURAS
- • Proporcionar intercâmbio com outros programas de capacitação de jovens líderes em conservação existentes em África.
• Continuar com a capacitação jovens para o sistema de conservação da biodiversidade em Angola.
• Expandir o programa para permitir a participação de jovens das 18 províncias de Angola.