PROJECTO KITABANGA - ESTUDO E CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS EM ANGOLA

 

É um projecto de estudo e conservação de tartarugas marinhas, implementado desde 2003 pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto, actualmente em parceira com a Fundação Kissama que é responsável pela gestão administrativa do projecto, produção de materiais de apoio à aprendizagem e actividades de educação ambiental.

Tem como objectivo primordial de contribuir para o conhecimento e protecção das tartarugas marinhas ao longo da costa de Angola.

Conta com a participação de docentes e estudantes universitários, bem como com o envolvimento de membros das comunidades locais onde tem vindo a exercer as suas actividades de investigação, conservação e educação ambiental.

Actualmente o projecto monitora uma extensão de aproximadamente 105 Km de praia, distribuída pela região do Soyo (Península da sereia e Praia dos pobres), Kissembo, Palmeirinhas, Sangano, Longa, Kissamba, Musserra, Dande, Cuanza, Cabo Ledo, Quicombo, Caxiva, Farol, Baía das Pipas, Cuio e Manono (Bentiaba), perfazendo uma cobertura de 6,4% da costa de Angola.

1.Pintura da Escola de Sangano 1As principais actividades do projecto desenvolvem-se de forma a obter as seguintes informações:

  • Uma panorâmica das áreas e espécies de maior incidência de desova ao longo das áreas de intervenção;
  • Uma variação de densidades e abundância relativa ao longo do tempo;
  • As taxas de natalidade e mortalidade;
  • O crescimento populacional e migrações;
  • Aspectos relacionados com o ecossistema onde se inserem.

Em termos práticos, as actividades implementadas são:

  • Identificar e proteger ninhos e tartarugas;
  • Aumentar os níveis de experiência e capacitação de técnicos para uma maior intervenção ao longo da costa angolana;
  • Capacitar membros das comunidades com as melhores práticas para a conservação de tartarugas marinhas e seus habitats;
  • Estabelecer acordos de parceria com instituições locais e internacionais, assim como projectos semelhantes com finalidade de trocas de experiências e superações de matérias afins;
  • Contribuir com subsídios informativos para que os órgãos decisores potencializem os aspectos de conservação.

Resultados alcançados

  • Instalação de 18 bases costeiras de protecção de tartarugas:
  • Implementação de três ateliers de arte e costura de apoio às comunidades locais;
  • Inclusão de mais de 70 membros das diferentes comunidades em trabalhos de conservação;
  • Produção de vários materiais de sensibilização entre cartilhas, brochuras e livros;
  • Encaminhamento de mais de 5 000 000 neonatos para o mar;
  • Desenvolvimento de actividades de educação ambiental para consciencialização das comunidades e outros utilizadores da costa.

Atelier Rossana

Implementado em 2020 na Base do Longa – Hogiua província do Cuanza-Sul, este programa piloto teve como foco inicial a inclusão social de mulheres da comunidade local, nomeadamente filhas, esposas e familiares dos tartarugueiros. A primeira acção consistiu num curso de corte e costura oferecido a um grupo de quatro mulheres, com o objectivo de capacitá-las para a produção de almofadas em formato de tartaruga, bem como artigos com base na reciclagem de resíduos.

Actualmente, o atelier conta com 11 participantes activos – sete mulheres e quatro homens que produzem diversos artigos de artesanato, como brincos, porta-chaves, porta-incensos, cestos, almofadas de tartarugas, sacolas, pastas, entre outros itens.

A renda gerada pelas vendas é 100% revertida para os próprios artesãos, permitindo-lhes obter uma fonte de rendimento extra, promover a sustentabilidade local e reforçar o valor da conservação ambiental através do reaproveitamento criativo de materiais.

Atelier Tia Teté

O Atelier da Tia Teté surge dentro da vertente da Responsabilidade Social do Projecto Kitabanga, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e consciencialização ambiental da comunidade do Cuio em Benguela. Queremos com este atelier capacitar e formar jovens da comunidade e dar-lhes oportunidade de geração de renda, através da criação de produtos artesanais usando a reciclagem de resíduos, bem como a produção de peças de vestuário e acessórios em tecido.

Os membros do atelier fizeram o curso de corte e costura de formas a possuírem as ferramentas necessárias para a produção dos uniformes da equipe do Projecto Kitabanga, bem como outros acessórios a serem comercializado para seu benefício.

Actualmente, o atelier conta com 6 participantes e já produziram calções para a equipe do Kitabanga, mochilas, sacos de pano, porta-chaves, tartarugas de pano, brincos feitos de papel reciclado e outros.

 Mapa Bases

Tartarugueiros / Agentes da comunidade

São pescadores e membros das comunidades que integram a equipa de monitorização do projecto.

Juntamente com a equipa técnica, são responsáveis pela monitorização das praias durante a época de nidificação (nos pontos em que há bases montadas eles trabalham todo o ano), incluindo o translado de ninhos e o encaminhamento de neonatos, bem como a recolha de dados biométricos.

Igualmente, são responsáveis pela sensibilização das comunidades que integram e dos visitantes das bases, sobre a importância da conservação das tartarugas marinhas.

Actualmente, contamos com 77 tartarugueiros, todos provenientes das comunidades locais. São remunerados pelo seu trabalho, contribuindo para a geração de renda familiar, estando alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 5 e 8.